Afiliado Digital: O que é? Como funciona?

O mercado digital tem diversas possibilidades de trabalho, uma delas é de ser afiliado digital.

Dentro do marketing digital de afiliados há muitas vantagens. Uma delas é que a barreira para iniciar um negócio é quase zero.

Neste artigo, vamos abordar esse assunto de forma completa para que você possa iniciar ainda hoje um negócio lucrativo na internet sendo um afiliado digital.

Marketing Digital de Afiliado

Para facilitar a explicação, o afiliado digital nada mais é do que um revendedor de infoprodutos (basicamente, cursos online e e-books). Mas, não se limita apenas a isso.

Esse mercado é gigantesco. O afiliado digital pode vender qualquer coisa! Isso é possível por que grandes empresas também possuem seu programa de afiliados.

Por exemplo, você pode se tornar um afiliado de um grande marketplace, como Magazine Luiza, Americanas, Amazon e dentre muitas outras.

Quando você se afilia, você recebe seu próprio link de divulgação. Com isso, toda pessoa que comprar por meio do seu link, você será comissionado.

Ou você pode se tornar um afiliado digital de companhias aéreas e hotéis. Com certeza você já viu sites como 123 Milhas, Trivago, Booking, entre outros.

Toda vez que alguém realiza uma compra através da indicação de uma dessas empresas, eles são comissionados por isso.

Sim, o mercado digital de afiliados é muito grande. Essa foi apenas uma breve introdução. Mas, vamos abordar aqui mais a fundo o afiliado digital de infoprodutos.

 

Como ser um afiliado digital?

Para se tornar um afiliado digital de infoprodutos é muito fácil. Você precisa apenas se cadastrar gratuitamente em uma plataforma de hospedagem e venda de infoprodutos, como por exemplo: Hotmart, Eduzz, Monetizze, Braip e Ticto.

Dentro dessas plataformas você consegue encontrar uma enorme quantidade de produtos digitais para se afiliar.

Com isso, basta você decidir em qual nicho você deseja atuar, ou simplesmente escolher quais produtos você quer promover.

Depois de tomada essa decisão, você deve escolher qual estratégia você vai utilizar para vender esse produto na internet.

Hoje existem basicamente 2 grandes formas dentro do marketing digital de afiliados para vender infoprodutos: tráfego orgânico e tráfego pago.

Tráfego orgânico

Você pode criar um Instagram de nicho ou autoridade para divulgar um produto. Ou você pode criar um canal no YouTube, e abordar em seus vídeos temas relacionados ao produto que você se filiou.

Daí, você pode deixar seus links de afiliado na descrição de cada vídeo que você produzir. Assim, uma vez que uma pessoa comprar por meio do seu link, você será comissionado.

Ou ainda, você pode ter um Blog (como este), e produzir artigos relacionados ao nicho que você escolheu para divulgar produtos.

Dentro dos artigos, você poderá colocar links direcionando as pessoas para algum produto.

A vantagem de utilizar esse tipo de estratégia é que você não precisa investir dinheiro, reduzindo assim drasticamente seus custos.

Em contrapartida, você têm necessariamente de dedicar muito mais tempo na produção de conteúdo.

 

Tráfego pago

Tráfego pago é comprar espaço dentro das mídias sociais. Por exemplo, anúncios no YouTube, Facebook, Instagram e Google.

Basta você ter um site e comprar tráfego para suas páginas. Em algumas ocasiões, permite-se utilizar diretamente o link de afiliado, excluindo assim a necessidade de se ter um site.

Mas, de qualquer forma, ter um site próprio te dá inúmeras vantagens. Possibilitando você ter um maior controle dos resultados de suas campanhas e poder fazer remarketing para quem visitou sua página mas não comprou.

A grande vantagem no tráfego pago é que você não precisa aparecer. Essa modalidade é bem conhecida como afiliado árbitro. Essa é uma forma de ganhar dinheiro na internet sem aparecer.

O ideal seria unir essas 2 estratégias para ter melhores resultados. Porém, indico inicialmente focar em uma e se especializar nela até conseguir ter resultados satisfatórios, para depois implementar mais estratégias em seu negócio.

O que dita se você inicialmente vai utilizar uma ou outra, ou as duas são algumas características que você deve avaliar. Como:

  • Tempo
  • Dinheiro
  • Personalidade (se gosta ou não de aparecer)

Tempo

Você possui tempo suficiente para criar conteúdo para YouTube, Instagram ou Blog? Você conseguiria manter a regularidade por pelo menos 1 ano?

Este é um fator importante, pois os algoritmos de cada plataforma privilegia quem é regular.

Além disso, gerar conteúdo não é apenas postar algo esperando milagrosamente que esse conteúdo chegue às pessoas.

Você deve ter um bom roteiro para seguir, entender de técnicas de retenção, como gerar engajamento, entre outras coisas.

Acima de tudo, você deve entender também de SEO, para melhor posicionar seu conteúdo, fazendo assim que ele chegue a mais pessoas.

Dinheiro

 Você tem dinheiro para manter campanhas rodando por pelo menos 1 mês? Tem dinheiro para manter custos com hospedagem, domínio, ferramenta de e-mail marketing (opcional), entre outras possíveis ferramentas?

Além disso, pode ser que depois de tudo isso, você não consiga realizar vendas ou até mesmo que seu faturamento seja menor que o seu custo.

Pensar se você aceitaria esse risco e se teria ainda capital para continuar investindo é uma questão importante para se avaliar.

Personalidade

Esse é um aspecto importante, porque engloba os dois aspectos anteriores. Pergunte-se: tenho facilidade em falar em público? Tenho facilidade em escrita? Tenho apetite a risco? Tenho um mindset de empreendedor?

São perguntas simples mas que podem dizer muita coisa em relação a que tipo de estratégia você vai utilizar inicialmente.

Uma pessoa mais tímida, que tenha vergonha de gravar vídeos ou stories, talvez prefira trabalhar como um afiliado árbitro. Ainda mais se essa pessoa gosta de números e em analisar métricas.

Vantagens de ser um afiliado digital

Como você viu, ser um afiliado digital tem muitas vantagens. Por se tratar de venda de infoprodutos, existem vantagens muito valiosas.

A escala é uma delas. Você consegue em poucos minutos atingir facilmente 1000 pessoas. Pense em uma estrutura física como isso implicaria em grandes investimentos em estrutura e estoque, bem como funcionários para atendimento e segurança.

Já na internet, os custos são reduzidos. Com isso chegamos à segunda vantagem: barreira inicial muito baixa.

Com menos de 200 reais, hoje você consegue ter um site funcionando perfeitamente, pronto para receber visitantes e realizar suas primeiras vendas.

E por último, a internet te dá o poder da automação. Você consegue automatizar muitas tarefas.

Assim você consegue criar funis (jornada do cliente), onde uma série de programações automatizadas irá levar seu potencial cliente do ponto A ao B, sem sua supervisão constante.

Isso te permite ter uma estrutura trabalhando 24 horas por dia.

Fica claro que ser um afiliado digital te dá possibilidades muito mais acessíveis do que montar um negócio físico. Mas pra isso, começar pelo caminho certo te poupa muito tempo e diminui drasticamente sua curva de aprendizado.

Hoje o treinamento que mais fez afiliados digitais no Brasil, que faturam alto na internet, é o Fórmula Negócio Online. Para conhecê-lo basta tocar aqui.

Esse é o caminho mais rápido para sua liberdade financeira e geográfica.

Não pense que você não precisa trabalhar. Você vai ter que trabalhar muito, mas se você é determinado e deseja montar um negócio lucrativo por meio da internet, esse treinamento é tudo que você precisa.

Abraço,

Até a próxima.

E-book 7 Passos Simples Para Começar Seu Negócio Na Internet.

Receba Gratuitamente o E-book no Seu e-mail.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% Seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.